sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Minha montagem morreu! Mas já voltou à vida....

Ontem à noite passei um belo susto. Depois de muito tempo (nem sei quanto) tive a chance de usar meu equipamento de astronomia. O clima desse verão está complicado para a astronomia pois ao final do dia ou está nublado ou está chovendo, mas ontem à noite estava uma noite muito boa, com céu aberto.

Com todo o equipamento preparado no quintal, eu aperto o botão de liga/desliga da minha montagem - uma Sirius EQ-G (HEQ5) - mas ela não ligou. Mexe aqui, mexe ali, tenta de novo e passados os primeiros 15 minutos de desespero, guardei tudo e fui dormir chateado para tentar ressuscitar a montagem no outro dia. Comprar outra nova está fora de questão: é difícil achar uma, as que se encontram são usadas e caras, mandar importar é mais difícil e mais caro ainda. O jeito que encontrei foi abrir - aos poucos - a montagem e tentar achar algum problema. Não sou especialista em eletrônica mas, perdido por perdido, o máximo que ia acontecer era eu ficar sem montagem, o que já era o fato. Depois acabei vendo que a solução do problema foi facílima.

Inicialmente busquei na internet e segui uma série de testes que outros usuários recomendam:
- testar a fonte: para isso, eu a liguei diretamente ao controle manual e ele funcionou normalmente; então minha fonte estava ok.
- testar o cabo de ligação da montagem com o controle manual: o cabo original é um cabo helicoidal (espiralado, uma mola). Ele pode ser prontamente substituído por um cabo de rede que você tenha certeza que está funcionando. O ideal é usar um multímetro, mas eu não tenho um. Fiz a troca e nada da montagem funcionar. Não era o cabo também

Buscando mais na internet, vi que essas montagens apresentam um problema recorrente de falhas no botão liga/desliga. Esse botão quebra, a montagem não é energizada e não funciona. Com essa informação eu resolvi abrir a montagem.

Inicialmente você precisa tirar o painel que contém o botão liga/desliga, a porta do controle manual, a porta de guiagem e o conector de energia. Isso é feito facilmente soltando-se os dois parafusos da tampa, conforme mostro nas fotos lá no final. Dessa maneira uma placa eletrônica fica exposta. CUIDADO AO ABRIR: os fios são um pouco curtos e puxar muito pode levar ao rompimento de alguma solda. Solte também os dois parafuso que prendem a placa à tampa. Com isso, fica mais fácil manusear o circuito e retirar o botão, que é o que eu queria verificar por enquanto. O botão tem um conector branco que o liga à placa, solte esse conector e então você poderá retirar o botão da tampa.

Olhando mais de perto, percebi que um dos cabos (vermelho) estava levemente frouxo, enquanto o outro (preto), estava muito firme. Puxando de leve acabei descobrindo que a solda desse cabo havia se soltado, gerando um mal contato e levando a falha da montagem (não ligava). Não sei como a solda se soltou, minha montagem fica em um ponto fixo e depois de 4 anos de uso nunca apresentou problema.... Enfim, um novo ponto de solda, seguido da remontagem da placa e tampa trouxeram a montagem de volta à vida, felizmente!

Agora é usar duas ou três noites para realinhar a montagem. Ultimamente tenho usado um local fixo de observação, com um pilar de concreto. Mas, a necessidade dessa manutenção me fez perder todo o alinhamento preciso que eu tinha. Mas é um preço baixo para ter o equipamento funcionando de novo.

Caso alguém tenha esse tipo de problema no futuro, ficam esses pontos para verificar e tentar arrumar seu equipamento antes de arrancar os cabelos e depois estourar o cartão de crédito.


Vista traseira: deve-se soltar os dois parafusos. O painel eletrônico fica à mostra

Tampa traseira com o botão, botão retirado da tampa


 
Botão com a solda quebrada e após a solda nova. Depois de montado, tudo volta a funcionar normalmente.



5 comentários:

  1. Boa tarde Wagner,
    No último dia 25 de janeiro, fui utilizar minha HEQ5 e apresentou a seguinte mensagem no display do SynScan: "No link to mount. Stand Alone". Primeira mente também fiz como você, olhei os cabos e estavam todos ok. Pesquisando na internet verifiquei que A placa mãe poderia estar queimada. Retirei a placa e enviei para um técnico poder verificar se os componentes estavam recebendo energia. Ela está com ele ainda.
    Entrei em um site da Austria e comprei uma nova placa mãe, que está em análise na Receita Federal no Rio de Janeiro. Vou aguardar...

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    1. Bom dia Paulo.

      Que chato! Entendo bem o que você deve estar sentindo. Eu também recebia essa mensagem justamente porque a placa não estava energizada. Felizmente, no meu caso, foi algo bem simples de resolver. Vi uma página, não lembro onde, onde o autor mostrava como testar a placa usando um multímetro. No seu caso, como você mandou para um técnico, ele vai testar tudo. Bom, agora é aguardar ou o técnico ou o placa nova. Me avisa quando você resolver o problema. Boa sorte!

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  2. Hoje fique muito contente, recebi a nova placa, instalei e tudo funcionou. Agora só falta o tempo melhorar.
    Abs.
    Paulo Furlan

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    1. Excelente! Fico feliz que deu tudo certo.

      Também estou no aguardo de um céu aberto, mas está difícil!
      Abraço
      Wagner

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  3. Bom dia amigo. Tire-me uma dúvida, eu comprei um RC* GSO e ontem estava montando o RC8, coloquei uma ocular 25 para testar e só vi a aranha ! Deve ser problema com foco.Ele veio com aqueles 3 anéis extensores, será que tenho que usá-los para conseguir foco só para observação? E para utilizar minha DSLR T5i, será que terei que usar um ou mais aneis ? Abs

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